Conselhos de Segurança Mascus

Conselhos de Segurança Mascus

Em todos os ramos de negócios existem indivíduos perigosos ou criminosos que tentam ganhar dinheiro e extorquir o inocente utilizador comum. O Mascus faz tudo o que está ao seu alcance para combater tentativas de fraude e proteger os utilizadores e clientes.

Uma grande parte deste documento serve para informar os utilizadores acerca dos perigos e truques comuns, técnicas e métodos dos que tentam lesar estes utilizadores e também para lembrar os nossos utilizadores a utilizar o bom senso e tomar precauções.

Este documento aborda os seguintes temas:

Conselhos gerais de segurança para comprar e vender via Mascus

Conselho geral de segurança durante a compra e entrega de um veículo / máquina

Outros tipos de fraudes

Nota acerca do envolvimento do Mascus em negócios concretizados
Nota acerca de mais técnicas e métodos de fraude
Ajuda directa do Mascus em suspeitas de fraude: Dados de contacto do Mascus e formulário de Feedback

-------------------------------------------------------------------------------------------------

Conselhos gerais de segurança na compra e entrega de máquinas ou veículos

Transferência bancária:

Até com transferências bancárias poderá ser vítima de fraudes:

Exemplo de um truque de fraude comum:

Mediante um pré-pagamento de baixo valor, o vendedor reserve-lhe o direito a ser o único comprador da máquina. Normalmente o preço de uma dessas máquinas é bastante baixo. Como segurança (eis a razão do pré-pagamento), o “vendedor” solicita que uma parte do preço de compra seja transferida para uma conta de uma pessoa em quem o comprador confia.
Como confirmação da transferência, o comprador deveria informar o vendedor acerca do valor que foi transferido assim como o nome do titular da conta. O “vendedor” levanta o dinheiro com um bilhete de identidade e papeis falsos.
Este tipo de fraude é possível suceder em pagamentos por transferências bancárias.

A informação e os documentos da máquina ou veículo e a identidade do vendedor que comete a fraude são falsos.

Por essa razão o Mascus recomenda:

Nunca forneça detalhes bancários importantes a estranhos.
Transferências de fundos para familiars e amigos não o protegem de fraudes.

Além disso, documentos transferidos electronicamente (tais como certificados de registo de veículos, passaportes, etc) digitalizados, enviados por email ou fax nunca constituem prova de autenticidade do vendedor ou de propriedade da máquina ou veículo.

O Mascus nunca está envolvido em qualquer transacção ou venda dos seus utilizadores. O Mascus não recebe a informação de quem compra uma máquina a quem. Todos os acordos e condições referentes a um negócio fechado são celebrados unicamente entre o vendedor e o comprador. O Mascus não dispõe de nenhuma informação nem de recursos para verificar ou mesmo garantir a credibilidade e autenticidade de um vendedor.
Se alguma vez receber uma informação ou documento referindo que o Mascus garante a credibilidade ou autenticidade de um vendedor específico, essa informação é manipulada. Nesse caso, por favor contacte-nos imediatamente.

Por isso, nunca efectue pré-pagamentos.

Os seus dados privados:

O Mascus apenas solicita dados específicos de cartões de crédito se possuir uma conta e deseja pagar um anúncio. Este número não voltará a ser solicitado, seja via email, fax, telephone ou qualquer outro meio.

Nunca dê o seu nome de utilizador ou a password a estranhos!

Tenha cuidado com cheques!

Os vendedores também podem ser vítimas de fraudes!

Os vendedores envolvem-se às vezes em negócios com cheques sem cobertura. Por isso; nunca aceite pagamentos com cheques.

Se alguém lhe enviar a si, como vendedor, um cheque (em geral do estrangeiro) e se o valor desse cheque for superior ao preço acordado, poderá partir do princípio que se trata de uma tentativa de fraude.
O objectivo dessa fraude é através do erro fazê-lo devolver a diferença para a conta do comprador! Depois descobre que o cheque é roubado ou é falso.

Normalmente esse tipo de cheque passa sem ser detectado na primeira fase de verificação. Apenas mais tarde é que se descobre que se trata de um cheque roubado ou sem cobertura. Nesses casos, a maior parte do prejuízo fica por conta do vendedor, que não só perde às vezes a diferença paga, mas por vezes também a máquina vendida e entregue.

Fraude / falsos emails “suspeitos” – também conhecido por "Phishing"

Lamentavelmente é tecnicamente possível falsificar ou forjar endereços de email:

Quando um utilizador pesquisa no Mascus por máquinas ou veículos, o Mascus não pede nenhum dado privado ou confidencial (número de cartão de crédito, etc...). O mesmo aplica-se aos emails, telefones e faxes do Mascus. Os colaboradores do Mascus nunca lhe pedirão quaisquer dados confidenciais.
Se receber algum pedido do Mascus acerca de informação privada, de cliente, bancária, cartão de crédito ou qualquer outra informação confidencial, deverá considerar isso uma tentativa de fraude.
Por favor contacte-nos através dos nossos números de telefone oficiais ou contacte “Informação” em mascus.com. Não confirme os dados no email, fax ou telefonema.

Nunca copie o seu passaporte ou documentos do seu veículo ou maquinaria para estranhos. Esta informação poderia server para falsificações.

Acerca do „Treuhandservice ou contas“ - também conhecido por “Serviço Escrow"

No Mascus não existem serviços Escrow ou contas para métodos de pagamento, que possam ser utilizados pelo comprador ou vendedor. Também não existem comerciantes ou vendedores certificados, aprovados ou verificados pelo Mascus.
(tais como “Membro VIP”, ou outros).
O Mascus não fornece nenhum certificado ou recomendação acerca de vendedores ou comerciantes relativamente a transferências de pagamentos.

O Mascus não fornece garantias ou cobre os riscos contra fraudes quando se compra ou vende.


TOP>>

Conselhos gerais de segurança relativos à entrega de máquinas ou veículos:

Encontro com o vendedor:

Se se encontra com um vendedor / comerciante que não conhece, seja sempre prudente:

Nunca leve consigo o dinheiro ou cheques (do preço de venda acordado) ao local onde se vai encontrar com o vendedor. Especialmente no que toca a lugares remotos onde não estejam mais pessoas. Se o local de encontro lhe parecer perigoso, exija outro local.  

Se a identidade do vendedor da máquina ou veículo não coincide com a identidade do proprietário:

Se o vendedor não for a mesma pessoas que figura no certificado de registo de propriedade, peça uma procuração do proprietário. A maquinaria / veículo, assim como os seus documentos podem ter sido roubados e o proprietário não saber que a maquinaria / veículo estão a ser vendidos.

A identidade do veículo, máquina ou equipamento que está a comprar:

Verifique sempre a identidade do veículo antes de comprá-lo. A identificação da máquina / veículo tem de corresponder à identidade que figura no contrato. Os números de série da máquina estão marcados numa chapa ou gravados em componentes do chassis. Certifique-se que estes números correspondem entre eles e com os que figuram nos documentos! Verifique com o construtor da máquina se existem problemas. De outra forma poderá estar a comprar um veículo em tudo idêntico ao que figura no contrato, mas roubado.

Conta-quilómetros digitais:

Os conta-quilómetros digitais podem ser alterados para aumentar o preço do veículo. Se desconfiar da quantidade de quilómetros / milhas mostrados no instrumento, leve o veículo a um inspector independente, para verificar se o conta-quilómetros foi manipulado.

Test drives:

Na qualidade de vendedor, esteja sempre dentro do veículo durante um test drive! De contrário, o comprador poderá furtar o veículo, mesmo se o “comprador” deixar ficar o passaporte ou bilhete de identidade como depósito de segurança. Esses documentos poderiam ser roubados ou falsificados!

Documentos para os test drives:

Durante o processo de inspecção, como vendedor, deveria possuir os documentos necessários do veículo ou máquina como comprovativo diante do cliente, mas nunca leve esses documentos (especialmente os certificados do veículo) consigo durante o test drive com o “comprador”. Guarde-os num local seguro.

Cuidado com o texto impresso em letras pequenas no contrato de compra.

Por favor esteja atento ao texto impresso nos contratos!

 

Equipamento extra e acessórios referidos no contrato de compra:

Verifique sempre se o valioso equipamento extra (tal como Radio, leitor de CDs, altifalantes, jantes, balde, …) está listado no contrato de compra. Isto é particularmente importante se houver um longo período de atraso na entrega!

Cuidado com certificados de entrega ou de transferência falsos:

O “vendedor” poderá contactar o comprador após um negócio acordado verbalmente para confirmar que envio o item. Ele confirma-o enviando uma confirmação de encomenda / garantia emitida pela empresa transportadora (ex. DHL) via email, fax, correio. Ele solicita ao comprador para transferir o total ou parte do valor.
O item nunca chega porque a máquina, os seus documentos e também a confirmação de encomenda não existem. São falsos!

Verifique sempre a máquina fisicamente. Assim sabe que existe. Encomende o transporte você mesmo, através de uma transportadora na qual confia e receba a confirmação de entrega confirmada por essa transportadora. Verifique se o item que encomenda corresponde ao que é enviado. Se possível, esteja presente no acto do envio à transportadora

.

TOP>>

Outros tipos de fraude:

Fraude telefónica:

Um “comprador” potencial deseja pormenores relativamente a um anúncio seu e pede-lhe que lhe telefone. O número é uma chamada de valor acrescentado! Será colocado em espera e estará a pagar para nada. Por isso nunca ligue para nenhum número que comece por 700, 760 ou parecido.  

Fraude de lista de exportação:

Um “comprador” potencial não deseja comprar o seu veículo, mas deseja incluir essa máquina numa lista de exportação de mercadorias. Subsequentemente não receberá nenhum material informativo, mas sim, uma factura consentida por si, para incluir a sua máquina nessa lista. Frequentemente os vendedores pagam sem verificar ou ficam na dúvida e pagam sem recusar.

Nota acerca do envolvimento do Mascus em negócios efectuados:

  • O Mascus não está envolvido nos negócios, encontros ou acordos efectuados entre o vendedor e o comprador.
  • O Mascus não assume nenhuma responsabilidade por qualquer coisa que ocorra entre o utilizador e o comerciante/vendedor.
  • O Mascus não vende nem compra equipamento usado.
  • O Mascus não recomenda empresas, comerciantes, vendedores ou equipamento usado.
  • O Mascus não pode garantir a autenticidade dos clientes, utilizadores ou equipamento usado apresentados no Mascus.

Para mais informação, leia as Condições gerais de utilização.

 Nota acerca de mais técnicas e métodos de fraudes:

Existe uma grande quantidade de truques, métodos e técnicas que os criminosos usam para enganar e extorquir dinheiro a compradores e vendedores inocentes. Todos os dias se inventam novos métodos e fraudes. O Mascus não consegue descrever tudo isso, mas evidentemente vai actualizando este documento. 

Estes conselhos de segurança estão à disposição para avisar os utilizadores do Mascus acerca das precauções a tomar quando compra ou vende equipamento usado.

O seu objectivo é lembrar o utilizador para utilizar o seu sentido comum e que esteja sempre atento a possíveis fraudes.

 Ajuda directa Mascus:

Se tiver alguma suspeita ou advertência que possa ser uma fraude ou se tiver dúvidas relativamente a uma oferta recebida, por favor anote o número ID de referência Mascus e contacte-nos:

Ocasião - Edições Periódicas, Lda
Rua Capitão Leitão, 66N, 2800-133 Almada.

Tel.: +351 212 726 670
Fax: +351 212 726 631

Gustavo Simões,
Sales and Country Manager Mascus Portugal

Tel.: +351 212 726 643
Fax: +351 212 726 631
GSM: +351 96 218 67 70

Email: gustavo.simoes@ocasiao.pt

Tim Scholte
CEO

+31 (0) 651823389
tim.scholte@mascus.nl

Mascus International BV
Keizersgracht 127
1015 CJ Amsterdam
Netherlands
Registration Number: 57776806

Também nos poderá contactar utilizando o Formulário de Feedback.